O Projeto Inova Amazônia chega a Manaus no dia 5 de novembro com uma proposta transformadora: capacitar cerca de dois mil jovens estudantes de cinco escolas públicas da capital amazonense para o empreendedorismo sustentável e o uso criativo da tecnologia. A cidade será o palco da última etapa da iniciativa, que já passou por Boa Vista (RR) e Belém (PA), levando inovação e protagonismo juvenil à região Norte.
Realizado pela Amazônia B, com o apoio da Sotreq e parceria do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – INDT, o projeto promove a Jornada do Empreendedor, uma experiência imersiva de três dias que conecta educação, inovação e sustentabilidade.
Nos dois primeiros dias, os estudantes participam de oficinas que abordam temas como tecnologia, redes sociais, imagem, ferramentas digitais e gestão de negócios, estimulando o pensamento criativo e a capacidade de transformar ideias em soluções reais. Eles aprendem, na prática, a criar uma empresa, desenvolver projetos sustentáveis e apresentá-los em formato de “pitch”( breve apresentação) para uma banca avaliadora formada por profissionais e parceiros do ecossistema de inovação.
No terceiro dia, os jovens participam das estações do conhecimento, com atividades práticas, como oficinas de impressora 3 D, Lego e robótica, fortalecendo à cultura de inovação, tecnologia e sustentabilidade. É um momento de descoberta e experimentação, em que os estudantes vivenciam na prática o impacto da ciência e da tecnologia na construção de soluções para o futuro da Amazônia.
“A Jornada do Empreendedor é um convite para que o jovem descubra o seu potencial criativo. Eles passam por todas as etapas do processo – da ideia à apresentação – e entendem que podem ser protagonistas da própria história”, explica Bellmond Viga, idealizador e diretor do Inova Amazônia.
O encerramento do projeto contará com uma imersão especial no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), em Manaus. Lá, 80 estudantes selecionados terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema de tecnologia e inovação, explorando laboratórios e projetos desenvolvidos na capital.
Para Geraldo Feitoza, diretor executivo do INDT, a parceria é estratégica para ampliar o impacto da educação e do empreendedorismo na região. “O Inova Amazônia prova que a inovação pode florescer nas escolas públicas, formando não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor.”
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).
“Nosso foco é inspirar jovens a empreender com propósito, conectando desenvolvimento e sustentabilidade. Queremos formar uma nova geração que pense a Amazônia com inovação e responsabilidade”, reforça Bellmond Viga.
A Sotreq, empresa com mais de 80 anos no mercado e referência em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade, acredita no potencial transformador da educação e do empreendedorismo jovem.
Dafne Moreira, supervisora de Responsabilidade Social da Sotreq, ressalta o valor da iniciativa: “Apoiamos o Inova Amazônia por reconhecer o poder da formação de jovens protagonistas na construção de um futuro mais inovador, consciente e sustentável. É uma honra fazer parte dessa jornada de impacto positivo na região Norte”.
Agenda do projeto:
- 5, 6 e 7 de novembro – EE Desembargador André Vidal de Araújo
- 10,12 e 13 de novembro – EETI Áurea Pinheiro Braga
- 17, 18 e 20 de novembro – EE Frei Mário Monacelli
- 21, 24 e 25 de novembro – EE Prof. Juracy Batista Gomes
- 26 e 27 de novembro – EE Senador João Bosco de Lima
- 28 de novembro – no INDT – EE Senador João Bosco de Lima
8 Horário: das 7h às 17h em todos os dias




