Dados do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de dezembro de 2023 apontam que a indústria é um dos setores que mais empregam aprendizes. Conforme a Lei do Jovem Aprendiz, empresas regidas pela CLT devem reservar uma cota de vagas para jovens em contrato de aprendizagem, variando de 5% a 15% do total de funcionários, com contratos de até dois anos.
Pensando nisso, a Tutiplast, empresa localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM), desenvolve há 4 anos o programa Geração T, que capacita jovens aprendizes ao ingressarem na empresa. A cada mês, são realizados encontros abordando diversos temas, e ao final os participantes recebem um certificado.
Recentemente, a Tutiplast expandiu o programa para os jovens da comunidade do Bairro Armando Mendes, na Zona Sul, onde está inserida. No último sábado (27/4), foi lançada a nova turma do programa, composta por 30 jovens. Com uma abordagem prática e dinâmica, o Geração T abrange temas como Autoconhecimento, Vivências administrativas, Ferramentas Digitais para o Trabalho, Postura profissional e empregabilidade, Criatividade e Inovação. Serão realizados cinco encontros, totalizando 20 horas de atividades.
O objetivo principal do Geração T é fomentar o potencial desses jovens, com idades entre 15 e 24 anos, preparando-os para o mercado de trabalho. Na primeira turma, os 30 jovens foram selecionados em parceria com a Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, com critérios de destaque acadêmico.
Para o diretor da Escola Estadual Manoel Rodrigues de Souza, César Marinho, são iniciativas como essas que a comunidade precisa.
“A iniciativa das empresas em investir em programas de capacitação para jovens aprendizes é fundamental para o desenvolvimento desses jovens e para a comunidade como um todo. Essa parceria entre a escola e a Tutiplast é um exemplo de como podemos preparar melhor nossos alunos para o mercado de trabalho.”
Jefferson Monteiro, começou na empresa como aprendiz e hoje é um dos responsáveis ele expandir o programa para a comunidade.
“Comecei na Tutiplast como aprendiz e hoje tenho a oportunidade de conduzir esse projeto que tanto me ajudou no início da minha carreira. É gratificante ver o impacto positivo que esses programas têm na vida dos jovens da nossa comunidade.”
Aproximar a indústria da comunidade faz parte de diversos projetos sociais que a Tutiplast já vem trabalhando. Para o gerente de RH, Jonivaldo Miranda, isso ajuda no desenvolvimento local.
“Expandir nossas iniciativas para a comunidade é uma forma de retribuir para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento local. Acreditamos que investir na capacitação desses jovens é investir no futuro da comunidade.”
O próximo passo do projeto é expandi-lo para fora da escola, alcançando toda a comunidade do Bairro Armando Mendes e, posteriormente, em toda capital amazonense.